Posso trocar de contador?
Devido às diversas responsabilidades de um contador, este profissional precisa manter uma parceria que corresponda as suas reais expectativas e obrigações de cada um dos seus clientes.
Ninguém quer correr o risco de ter problemas com o Fisco mais tarde e acabar tendo que desembolsar uma quantia significativa para corrigir irregularidades.
Além de problemas com o Fisco existem diversas outras razões pelas quais você precise trocar sua contabilidade. São elas:
• atendimento ruim ou longe do ideal;
• dificuldades de comunicação;
• descumprimento de prazos e obrigações;
• uso de ferramentas desatualizadas e ineficientes;
• falta de pro atividade;
• falta de atualização e acompanhamento das mudanças de legislação;
Entre várias outras situações que vão prejudicando o relacionamento entre você e o seu contador.
Escolher um serviço de contabilidade certo é uma decisão séria e que trará consequências positivas para você. Sempre que estiver insatisfeito procure o dialogo ou então recorra a mudança desses profissionais para alguém que atenda suas expectativas. Nós da Medina Contabilidade estamos aqui para solucionar essa sua possível carência.
Existe uma hora certa para mudar de contador?
A resposta é não. Isso deve ser feito conforme as suas necessidades. Afim de evitar que problemas fiquem cada vez mais complexos a troca deve ser realizada o quanto antes descumprindo das obrigações fiscais ou outros decorrentes dele.
Não é bom esperar o Fisco procura-lo para só depois procurar corrigir a contabilidade. Quanto antes tomar medidas para melhorar sua situação menor serão os impactos negativos que possam ter sidos gerados pelo serviço prestado anteriormente.
Etapas para realizar essa mudança.
A Troca dos serviços de contabilidade é um processo mais simples do que se imagina. Conheça as etapas necessárias para essa migração.
1- Consultar seu contrato atual
A primeira medida a ser tomada é observar seu atual contrato de prestação de serviços, a fim de procurar por cláusulas que possam prevejam multas em caso de rescisão ou a obrigação de um aviso prévio.
Evite ter problemas legais se atentando aos pontos fixados o contrato para se proteger ou cobrar descumprimentos que o atual serviço de contabilidade tenha deixado pendente algo que estava previsto no contrato e não foi cumprido.
2- Verificar suas pendências
É extremamente importante que você verifique seu o atual contador deixou passar algo ou situações que estejam em processo de solução como, por exemplo: parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais.
Analise os documentos de até 5 anos atrás, buscando por erros ou situações pendentes que possam afetar a sua empresa. Evitando assim surpresas no processo de trocar sua contabilidade.
Lembre-se que mesmo após a mudança, todo e qualquer erro anterior ainda é de responsabilidade do escritório de contabilidade que atuou na época.
3- Comunicar a decisão ao atual prestador do serviço contábil.
Oficialize a decisão, este contato deve ser explicito. Seja por e-mail ou carta registrada em correio, comunicando ao atual serviço de contabilidade que você está dispensando seu trabalho e encerrando a parceria. Na comunicação devem constar.
• O pedido de encerramento do contrato;
• A data final de término do serviço (pode-se definir 30 dias após o pedido).
• Requisitar toda a documentação (física e digital), senhas e logins em posse do contador atual.
• Solicitar um relatório de situação cadastral, para verificar se há mais pendências nas diferentes esferas governamentais;
• Solicitar que toda documentação seja enviada ao profissional/empresa que irá assumir a contabilidade após o encerramento oficial do contrato.
Formalize no distrato a data de encerramento do contrato no fim do mês, para que o novo serviço de contabilidade comece a atuar no período seguinte.
4- Contratar um novo serviço de contabilidade
Antes de iniciar todo o processo de mudança é importante já estar em contato com o novo prestador de serviços de contabilidade com o qual irá trabalhar. Mesmo que ainda não possa oficializar nada, verifique as possibilidades e o que sua empresa precisa em relação a sua contabilidade.